Remdesivir é liberado pelos EUA para tratamento de pacientes com covid-19

Remdesivir é liberado pelos EUA para tratamento de pacientes com covid-19

2 de maio de 2020 0 Por Ivanilde Marques

O remdesivir experimental foi aprovado para tratar pacientes hospitalizados com Covid-19 grave, informou a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA em uma carta na sexta-feira.

O remdesivir é o primeiro medicamento de terapia autorizado para o Covid-19 nos Estados Unidos, disse o comissário da FDA Stephen Hahn .”Este é um avanço clínico importante que mostrou uma redução estatisticamente significativa no tempo de recuperação para pacientes com Covid-19 e é a primeira terapia autorizada para Covid-19″. Disse Hahn.

O FDA emitiu uma autorização de uso emergencial na sexta-feira, dizendo que os benefícios do medicamento superam seus riscos nos pacientes. Uma autorização de uso de emergência é uma barra reguladora inferior à aprovação total da FDA.

Denise Hinton, cientista chefe da FDA, disse na carta de autorização que “não existe alternativa adequada, aprovada e disponível para o uso emergencial do remdesivir para o tratamento do COVID-19”.

O FDA limitou sua autorização do medicamento a adultos e crianças com Covid-19 suspeita ou confirmada em laboratório e doença grave, que inclui baixos níveis de oxigênio no sangue, a necessidade de oxigenoterapia ou a necessidade de um ventilador ou outro suporte respiratório intensivo.

Os possíveis efeitos colaterais do remdesivir incluem níveis aumentados de enzimas hepáticas – que podem ser um sinal de inflamação ou dano às células do fígado – e reações relacionadas à infusão, como pressão arterial baixa, náusea, vômito, sudorese e tremores, informou a FDA. .O presidente Donald Trump, falando no Salão Oval na sexta-feira, chamou o remdesivir de “uma situação muito promissora”.

“Um tratamento importante para pacientes com coroa hospitalizados e algo que falei com o Dr. Hahn e o Dr. (Andrew) Fauci. Conversei com Deborah (Birx) sobre isso. É realmente uma situação muito promissora”, disse Trump.

Espera-se que o governo federal controle a distribuição do medicamento, diz a carta da FDA, para usar consistentemente o medicamento com os “termos e condições” da autorização.

O medicamento deve ser administrado por via intravenosa. Embora a dosagem ideal ainda seja desconhecida, a Gilead Sciences, o marcador da droga, recomenda que os pacientes em ventilação mecânica tomem a droga por 10 dias e os pacientes sem ventilação por apenas cinco dias.

A Gilead doou o suprimento existente do medicamento, que poderia cobrir pelo menos 140.000 cursos de tratamento para pacientes com Covid-19.”A empresa estabeleceu uma meta de produzir pelo menos 500.000 cursos de tratamento até outubro, 1 milhão de cursos até dezembro de 2020 e outros milhões em 2021, se necessário”, afirmou a empresa em comunicado nesta sexta-feira.

“Trabalharemos muito de perto para levar isso aos pacientes, trabalhando com a FEMA, trabalhando com outras partes do governo para garantir que levemos isso aos pacientes em necessidade o mais rápido possível, porque existem pacientes por aí que podem se beneficiar com isso”. hoje este medicamento está hospitalizado “, disse Daniel O’Day, diretor executivo da Gilead Sciences no Salão Oval na sexta-feira. “Não queremos perder tempo com isso.”

O’Day agradeceu aos pacientes e cuidadores que participaram dos primeiros ensaios clínicos da droga.

No início desta semana, um estudo financiado pelo governo descobriu que os pacientes que tomaram remdesivir se recuperaram mais rapidamente do que os pacientes que não fizeram. O medicamento melhorou o tempo de recuperação para pacientes com coronavírus de 15 para 11 dias. É semelhante ao efeito que o medicamento influenza Tamiflu tem sobre a gripe. O Tamiflu também não cura os pacientes rapidamente, mas pode reduzir quanto tempo eles estão doentes.

Opnião: “sabemos que não é a cura ,e nem o santo remédio esperado por todos , mas nos experimentos está dando bons resultados”…