O lado bom de estarmos em casa, crimes diminuindo.

O lado bom de estarmos em casa, crimes diminuindo.

26 de maio de 2020 0 Por Ivanilde Marques

O crime, dizem aqueles que o estudam e os que lutam dia a dia, exige três coisas: um criminoso, uma vítima e uma oportunidade.

Com dezenas de milhões de americanos fora das ruas, as possíveis vítimas e as oportunidades de crimes desapareceram, causando uma queda no número de agressores que cometeram infrações na maioria das cidades americanas.

A queda no crime é agravada pelo fato de que alguns departamentos de polícia foram prejudicados por quarentenas ou realizaram menos prisões para limitar as interações ou evitar o preenchimento de prisões.

As prisões em Chicago, onde a prisão do Condado de Cook se tornou um dos maiores locais de vírus conhecidos do país , caíram mais de 73% durante o mês inicial do bloqueio, disse o vice-chefe Thomas Lemmer, do Departamento de Polícia de Chicago.

O crime não desapareceu completamente, é claro. Homicídios em várias cidades permaneceram planas ou até aumentaram. Os assaltos a propriedades comerciais e roubos de automóveis costumam se multiplicar, pois os criminosos exploram lojas fechadas e carros sem vigilância.

Em Las Vegas, onde a polícia disse que o crime havia caído mais de 22% durante os dois meses iniciais do fechamento, a Strip, com suas casas noturnas e bares lotados, era tradicionalmente o local do crime. Por ser amplamente desprovido de turistas, o crime migrou para algumas ruas residenciais.

Para o mês que terminou em 17 de maio, a maioria dos crimes graves na cidade de Nova York caiu 21% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo estatísticas do Departamento de Polícia, embora os assassinatos não tenham mudado, os roubos tenham aumentado e os roubos de carros tenham saltado quase 68%.

Mas alguns especialistas desconfiam dessas estatísticas, sugerindo que os dados são muito brutos. Lojistas desesperados podem denunciar suas lojas roubadas para receber seguros, disse Christopher Herrmann, professor de direito e ciência policial no John Jay College of Criminal Justice. Mas levará meses para que os inspetores de seguros comecem a trabalhar novamente para confirmar esses roubos.

Uma queda nas estatísticas de criminalidade pode ser preocupante: algumas cidades indicaram uma diminuição nas  chamadas de abuso doméstico e de abuso infantil . A polícia nessas cidades disse suspeitar que o abuso era realmente mais prevalente, já que a maioria das pessoas estava presa em casa.