O Chá de Hibisco e seus benefícios

O Chá de Hibisco e seus benefícios

15 de junho de 2020 1 Por Ivanilde Marques

O hibisco é uma planta medicinal, conhecida popularmente como Azedinha ou vinagreira, essa planta pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias e em alguns mercados. Atualmente o chá dessa planta ganhou destaque mundial por ser um forte aliado ao emagrecimento, mas a medicina comprova que suas substâncias vão muito além de um simples chá contra a balança.

As flores de hibisco se destacam pelo aroma agradável e por dar origem ao chá queridinho de quem quer levar um estilo de vida saudável. O efeito do chá é obtido através da infusão que é preparada a partir do botão seco da Hibiscus sabdariffa . A bebida tem sido utilizada como ingrediente medicinal durante séculos. Estudos recentes também comprovam que tanto o chá quanto o extrato da planta, são grandes aliados na hora de prevenir doenças, como por exemplo diminuir a pressão arterial. A pressão alta geralmente ocorre quando os vasos em que circula o sangue se contraem. Essa situação pode causar problemas cardíacos como infartos ou acidente vascular cerebral (AVC). De acordo com o ministério de saúde, estima-se que existem no Brasil cerca de 30 milhões de hipertensos. A boa notícia é que vários estudos já comprovaram que o chá de hibisco reduz a pressão arterial. Isso ocorre devido as antocianinas encontradas no hibisco, que são responsáveis pelos efeitos anti-hipertensivos.

O ponto mais forte do chá de hibisco na atualidade é seu alto teor de substâncias para o emagrecimento. O mesmo possui substâncias chamadas de antocianinas, um tipo de antioxidante que ajuda a evitar o acúmulo de gorduras, esse fator ocorre porque essas substâncias diminuem o processo de produção das células adiposas, além disso, possui ainda a capacidade de bloquear a enzima amilase, que faz a conversão do amido em açúcar.

Esse poderoso chá é uma ótima opção para quem sofre com retenção de líquidos por possuir substâncias diuréticas, que possuem a capacidade de bloquear a ação da aldosterona, um hormônio que atua nos rins e tem como função reabsorver o sódio e a água, desfavorecendo assim o inchaço corporal e atuando diretamente na fase do processo de emagrecimento.

O chá de hibisco possui antioxidantes e bioflavonoides, substâncias que controlam os níveis de colesterol no organismo, aumentando as taxas do HDL (colesterol bom) e reduzindo as taxas de LDL (colesterol ruim) e dos triglicerídeos. A característica principal desse ponto, é que o chá exerce um efeito protetor para a saúde do coração e dos vasos sanguíneos.

Estudos recentes demonstraram que o chá de hibisco ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, melhorando a atuação da insulina no organismo, auxiliando na prevenção da diabetes.

A recomendação dos especialistas no consumo do chá de hibisco, é de uma a duas xícaras de 200 ml por dia. A melhor forma de preparo é a infusão. Coloque uma colher de sopa da planta seca em 1 litro de água quente e deixe repousar entre 5 a 10 minutos em um recipiente com tampa, coe em seguida. Mantenha, de preferência, em um recipiente de vidro ou cerâmica. Se preferir gelado, conserve na geladeira por no máximo 6h. Porém, o ideal é sempre tomar logo após o preparo, para não perder suas propriedades. O chá de hibisco não deve ser adoçado com açúcar ou com adoçantes artificiais.