MASCARA NÃO SERÁ MAIS OBRIGATÓRIO

MASCARA NÃO SERÁ MAIS OBRIGATÓRIO

17 de março de 2022 0 Por Ivanilde Marques

O governador de São Paulo, João Doria , anunciou nesta quinta-feira (17) o fim da obrigatoriedade do uso das máscaras em locais fechados em São Paulo, com exceção de ambientes hospitalares e do transporte público, locais em que o item continuará sendo exigido. Doria contou que a decisão foi tomada após reunião do Comitê de Saúde do Estado de São Paulo, que analisou a queda de internações, ocupações de leitos de UTI e ascensão acelerada em vacinação de adultos e crianças.

O governador de SP informou também que a decisão foi apoiada por uma nota técnica do Comitê Científico que acompanha a situação da pandemia no estado. O documento, segundo ele, “demonstra uma melhora consistente na situação epidemiológica no Estado”.

No último dia 9 de março, o governo desobrigou o uso de máscaras em locais abertos em todo o estado. A regra também incluía espaços abertos dentro de escolas, por exemplo – nos pátios e quadras descobertas, os alunos não são mais obrigados a usar o item de proteção. Na ocasião, também foi anunciada a liberação de 100% da capacidade de ocupação em eventos realizados em ambientes abertos, mesmo com aglomeração, como estádios de futebol e shows…

O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, destacou, em nota à imprensa, que os índices de internação na capital paulista foram reduzidos. “Temos atualmente 7% de ocupação dos leitos de enfermaria e 15% das Unidades de Terapia Intensiva”, destacou.

Entre as análises também foi considerado que após 14 dias do feriado de Carnaval, foi constatado uma manutenção da melhora dos indicadores epidemiológicos, indicando que a queda na transmissão da Sars-Cov 2 no Estado de São Paulo segue de maneira progressiva. Pela sexta semana seguida registra quedas de internações nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva e de enfermaria. Na última semana foi registrada a redução de 18,5% nas novas internações.