NÚMERO DE DIVÓRCIOS AUMENTAM ESPANTOSAMENTE NO BRASIL

NÚMERO DE DIVÓRCIOS AUMENTAM ESPANTOSAMENTE NO BRASIL

27 de abril de 2022 0 Por Ivanilde Marques

Em 2020 o mundo foi bombardeado por um vírus letal, o Covid 19.

Levando em consideração que tal vírus é contagioso, e que se passa de pessoa para pessoa por meio das vias respiratórias, houve uma necessidade de estratégias para o enfrentamento a esse novo cenário.

Uma das estratégias tomadas, foram os lockdowns, o que levou os casais a permanecerem mais tempo juntos, houve também os home office, pessoas que passaram a trabalhar de suas casas.

Analisando o cenário, logo dá uma ideia de união familiar, mas o que os números nos mostram são realidades bem diferentes. O número de divórcio a cada ano tem batido novo recorde.

Em 2020 o Brasil contou com 77.509 escrituras de divórcios, enquanto que no ano de 2021 foram contabilizados 80.573 processos de divórcios. Registrando um aumento de 4% nos casos.

Com o avanço da tecnologia na atualidade, já é possível o divórcio virtual desde julho de 2020, por meio da plataforma e-Notariado, basta apenas ter aceso a um computador participar de uma videoconferência com o tabelião de notas, ter em mãos um certificado digital emitido gratuitamente por um cartório de notas, estar em comum acordo com o cônjuge e não ter pendências judiciais com filhos menores ou incapazes. E assim declarar sua decisão por meio da videoconferência. Lembrando que tudo de forma virtual.

Segundo o CNB/CF acessoria de imprensa, o agendamento do casal, para a videoconferência é marcado após o contato com o cartório de notas, onde será realizada a escritura e feito a assinatura digital notarizado, ou por assinatura digital de padrão nacional (ICP-Brasil), mesmo formato utilizado para declarar imposto de renda.

O procedimento pode ser realizado por meio de celulares também.